Já fiz um post aqui no blog falando sobre como cuidar dos seus livros, para que eles tenham uma vida útil melhor. Eu faço todos eles, mas eu também tenho meus próprios truques para mantê-los limpinhos e bem cuidados, e vou falar sobre todos eles nesse post porque nunca é demais quando se quer preservar algo. 

Não marco o livro
Tem muitas pessoas que gostam de grifar frases no livro com caneta marca-texto, mas eu prefiro anotar em outro lugar porque odeio quem rabisca o livro, só abro exceções para autógrafos haha. 

Seguro com as duas mãos
Se tem uma coisa que estraga o livro é segurar apenas com uma mão, forçando a lombada. Então sempre quando leio apoio no colo ou na mesa e seguro com as duas mãos. 






Limpo as laterais com pincel
Você pode limpar as laterais de várias formas. Eu limpo com um pincel de pó, que é grande e velho que já não uso mais, porém é bem macio. É importante lembrar que se você for usar um pincel velho, lembre-se de limpá-lo muito bem antes. 

Nunca uso as orelhas do livro
Apesar de ter as orelhas, elas são apenas para informações e deve-se marcar o livro com marca página. Me dá até dó quando vejo algum livro com a orelha toda desfigurada. 

Sempre limpo o espaço onde estão
Essa dica já havia colocado no outro post, mas sempre é válido reforçar. A cada 15 dias eu limpo onde os livros estão, mas isso é porque a área é bem arejada. Depois que limpo, passo a mão para sentir se o móvel já está seco porque se não danifica também. 

Transporte
Para transportar eu sempre levo o livro dentro de uma pasta para não danificar as pontas e laterais, mas quando o livro é bem grosso, eu uso um saquinho de plástico ou de pano. 

Plástico filme em cima
Já aconteceu de eu encontrar fezes de mosquito nos livros, então quando gosto muito do livro, eu coloco papel filme apenas por cima. Mas para ele respirar, eu sempre tiro eles do lugar e também deixo o quarto sempre arejado, porque se não o plástico filme danifica também. 

E você, usa algum truque? Conta aqui!
Compartilhar:
Comentários:

2012-2016 © MEUSDELIRIOS.COM - DIREITOS RESERVADOS.