Quem gosta de ler adora ver sua estante cheia de livros ou qualquer outro lugar que estão os seus e admirar. Mas como leitores, também sabemos que os livros precisam de cuidados, para não mofar, sujar, e várias outras coisas podem danificá-los se não tivermos atenção. Alguns cuidados sempre tomamos, mas resolvi trazer uma lista completa e com dicas essenciais para que seus livros tenham uma maior durabilidade e sempre fiquem em um bom estado. 

  Mãos limpas sempre!
Essa dica pode ser velha, mas pode ter certeza que muita gente esquece dela. Nunca leia um livro com mãos sujas de comida, com suor, molhadas. Tem sujeira que gruda nas páginas que é impossível tirar e aí fica aquela parte escura de sujeira no livro. Ah e também esqueça o dedinho molhado de saliva!

  Sempre guarde na vertical
Os livros não podem ser guardados na horizontal e ainda mais um em cima do outro. Isso deforma o livro, ou seja, a lombada e também evite guardar na diagonal.

 ● Área arejada sempre
Você pode guardar os livros em prateleiras, estantes, desde de que eles fiquem em um lugar arejado não tem problema. Tome cuidado quando os livros ficam encostados na parede, como em prateleiras, porque se a parede tem problemas de umidade, isso com certeza vai passar para os livros.
A umidade causa no livro aquelas famosas manchas amarelas/laranjas, então evite espirrar em cima também.

 ● Não abrir o livro totalmente
Os livros podem sim ser abertos totalmente mas isso vai danificar a lombada, ficando com aquela famosa marca no meio da lombada. Então nunca abra o livro em um ângulo de 180 graus para não quebrar a lombada.
Mas há exceções. Tenho alguns livros que são de capa dura e que permitem essa abertura, mas tome cuidado.

 ● E se o livro sujar?
Se as páginas ficaram com marcas de dedos, use uma borracha para limpar. Segure firme o livro fechado e passe levemente a borracha na sujeira. Mas a borracha só vai tirar sujeiras leves, e sujeiras pesadas vai dar apenas uma branqueada.

 ● Sempre limpe o local
Para evitar traças, insetos, e para dar uma arejada nos livros, sempre limpe o local onde eles ficam.

 ● Tire o pó dos livros
Vai depender de onde você guarda, se eles estão expostos ou não. Se estiverem, de vez em quando limpe-os em cima e nas laterais com uma flanela limpa, ou uma escovinha macia, ou até um pincel de maquiagem limpo, no meu caso. Mas sempre com leveza.

Gostou das dicas? Tem mais alguma?
Compartilhar:
Comentários:

2012-2016 © MEUSDELIRIOS.COM - DIREITOS RESERVADOS.