Eu já estudei espanhol por 3 anos, e agora estou terminando o inglês que estudei por mais de 3 anos. Mas quem já estudou um outro idioma sabe que não é tão fácil quanto parece, porque é como se você estivesse aprendendo a falar novamente. Digo isso porque sei muito bem, e no começo é pior ainda, não tem nada pior do que você querer falar e não saber como falar aquilo. 
Mas também no processo do aprendizado e também depois, tem maneiras para você praticar o idioma além da sala de aula. E vou dar algumas dicas que uso até hoje. 

Não ver tradução de letra de música
Acredito que hoje é meio difícil alguém que não escute uma música internacional, e quando você não sabe o idioma você vai direto para a tradução da letra. Mas se você está aprendendo um idioma, tente não fazer mais isso, em vez que ler a tradução, veja a letra no idioma original e tente entender. No começo pode ser um pouco difícil por falta de vocabulário, mas depois você acostuma e se não conhecer alguma palavra é só procurar no dicionário. Assim você consequentemente vai adquirir mais vocabulário e também vai praticar sua audição, enquanto ouve o cantor e acompanha a letra

Gosta de ler? Leia no idioma que está estudando
Eu adoro ler, então agora além de comprar livros em português, também procuro por livros em inglês, porque espanhol já é mais difícil encontrar. Porém a leitura é indicada para um nível mais avançado, depois que você tiver aprendido as gramáticas mais importantes e conseguir identificar passado, presente e futuro. 
Para mim não tem forma melhor de adquirir mais vocabulário, porque amo ler, mas também indico você ler algum livro, revista ou sobre alguma coisa que goste.

Assista filmes/séries legendados ou no idioma que estuda
Se você gosta de filmes, séries, novelas, procure assistir no idioma original. Se achar muito difícil no começo, assista legendado e depois sem legendas. Eu tenho o costume de quando estou assistindo filmes, mudar o idioma para inglês, assistir por um tempo e depois trocar. 

Procure algum amigo para praticar
Tem algum amigo, parente que também sabe o idioma? Então aproveita para praticar a oralidade! Marque um tempo com seu amigo no fim de semana ou algo do tipo. 

Revise gramáticas que não lembra
Mesmo praticando depois que terminar o curso, pode ficar alguma dúvida sobre alguma gramática e isso é normal. Então sempre que esquecer, procure fazer uma pequena revisão em vez de deixar isso para lá. 

Acrescente o idioma no seu dia a dia
Não tem jeito, pode parecer chato, mas acrescente o idioma no seu dia a dia. Então se joga videogame, jogue em inglês, se lê, leia em inglês, ou seja, tente praticar ao máximo o idioma. Porque enquanto você estiver estudando vai estar sempre praticando mesmo não em casa, mas depois que terminar o curso se não praticar vai acabar ficando enferrujado. 

Eu posso ter dado dicas relacionadas ao idioma em inglês, mas foi só como um exemplo porque essas dicas servem para qualquer idioma. Mas eu falo por experiência própria que é bem difícil encontrar algumas coisas em outros idiomas sem ser o inglês. 

Você gostou das dicas? O que faz para praticar?
Compartilhar:
Comentários:

2 comentários:

  1. Estou querendo fazer um curso de inglês, ótimo post veio em boa hora.
    Super beijo, http://ataldavic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

2012-2016 © MEUSDELIRIOS.COM - DIREITOS RESERVADOS.