Morte Súbita ou em inglês The Casual Vacancy está longe de ser um mundo mágico de bruxinhos, e sim um mundo de pessoas normais. 
Em Morte Súbita não é contada apenas a história do personagem principal, e sim de uma cidade inteira. Com várias famílias e seus núcleos, o que pode ocasionar uma confusão na hora da leitura para quem não está acostumado com este tipo de obra. Eu mesma me confundi um pouco com os nomes dos personagens, mas minha dica é seguir a leitura em frente que depois você já saberá quem é quem. Essa coisa de anotar os nomes dos personagens e outras coisas atrapalha o andamento da leitura, e o foco da história. 
A história começa a partir da morte súbita de Barry Fairbrother no estacionamento da cidade de Pagford. Barry era um homem que fazia todo mundo rir e se preocupava com as áreas pobres da cidade. E a sua morte desencadeia não só uma briga pela sua vaga no conselho, mas também mostra a personalidade dos personagens no seu lado mais feio. Pessoas mesquinhas, preconceituosas, covardes, inseguras. Defeitos que existem em qualquer sociedade. 
No livro é tratado vários assuntos, como drogas, sexo, política, preconceito, gravidez na adolescência, bullying, e acaba sendo uma leitura forte. Porém os assuntos são apresentados apenas por cima, e não são aprofundados.
Há personagens adultos e adolescentes, mas os jovens são os melhores personagens. São mais expostos desde suas vidas na escola até dentro de casa e estão à frente na maioria dos acontecimentos. Cada um com uma personalidade diferente e com atitudes que impressionam a cada página. 
Já o final é tão surpreendente que te faz levar a mão à boca de surpresa. Um pouco triste também, e até mesmo cruel, sem ter o famoso final feliz. Até porque o livro conta a história de uma cidade com pessoas "normais". Mas também ao final, você fica com um gostinho de "quero mais", com perguntas que não foram respondidas até a última página, e com vontade de ler e saber um pouquinho mais desses personagens de Pagford. 
O livro é bem diferente, o que muitas pessoas podem entender como uma leitura cansativa. Mas ao ler, você verá que não é apenas uma história de uma pequena cidade, há muito mais escondido. 

J. K. Rowling
Editora Nova Fronteira, 2012
501 páginas
Tradução e edição: Izabel Aleixo e Maria Helena Rouanet

Foi a primeira resenha que fiz, então me diga se tiver algo errado. E se você leu o livro também, dê a sua opinião nos comentários. 
Compartilhar:
Comentários:

2012-2016 © MEUSDELIRIOS.COM - DIREITOS RESERVADOS.